O INSTITUTO DO SER – Orientação Profissional e de Carreira constituiu-se como empresa em 03/02/1993 (no Cartório de Registros de Pessoas Jurídicas da cidade de Cotia-SP), denominando-se então como INSTITUTO DO SER – Psicologia e Psicopedagogia, por iniciativa das psicólogas Dra. Marilu Diez Lisboa e Desiré Mauro, desenvolvendo suas atividades nas cidades de São Paulo e região de Cotia. Este com o propósito de trabalhar em atendimento em consultório em Psicologia Clínica e em Orientação Profissional (OP), bem como em prestar consultoria a instituições de ensino na área de OP.
Naquele mesmo ano o Instituto tomou à frente a fundação da Associação Brasileira de Orientadores Profissionais – ABOP. Teve como parceira a psicóloga Dra. Maria Célia Pacheco Lassance, professora do curso de Psicologia e fundadora do Serviço de Orientação Profissional – SOP, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, entidade que apoiou sua fundação.
Em 2006 a denominação do Instituto passou a ser INSTITUTO DO SER – Consultoria em Desenvolvimento Humano e Orientação Profissional, frente à ampliação na prestação de serviços, oferecendo consultoria em Organizações Públicas e Privadas, já em andamento por parte de Marilu Diez Lisboa desde 1982, além de consultoria em Instituições de Ensino.
Em 2011, ao completar 18 anos de existência, o INSTITUTO DO SER fixou sua sede na cidade de Florianópolis-SC, constituído por uma equipe multidisciplinar de profissionais especialistas em Orientação Profissional (conheça-os clicando em “EQUIPE”). Passou então a chamar-se INSTITUTO DO SER – Orientação Profissional e de Carreira, oferecendo consultoria e atendimento nas mais diversas áreas da OPC e atendimento em Psicologia clínica para jovens e adultos, bem como a instituições de ensino e organizações públicas e privadas, nas questões ligadas ao desenvolvimento e gestão de pessoas, qualidade de vida no trabalho e preparação para a aposentadoria.
No presente momento o INSTITUTO DO SER – Orientação Profissional e de Carreira, comemora 31 anos de existência e 28 anos do Curso de Formação em Orientação Profissional e de Carreira. Este assim denominado desde 2020, quando passou a ser ministrado na forma virtual. Nele têm participado profissionais interessados em aprofundamento nesta área do conhecimento, principalmente psicólogos, seguidos por pedagogos, e de forma pontual profissionais de outras formações, como educadores dos ensinos básico e superior, assistentes sociais e administradores, entre outros.
A partir de 1996 foram realizadas turmas nos seguintes cidades, a maioria contando com parcerias de colegas e instituições:
Florianópolis - SC
Porto Alegre – RS
Curitiba – PR
São Paulo – SP
Franca - SP
São Luiz-MA
Rio de Janeiro -RJ
Belo Horizonte - MG
Brasília - DF
Salvador - BA
Fortaleza - CE
A discussão sobre a formação de orientadores profissionais, que deu nome ao curso, centra-se na necessidade da existência de cursos livres em OP no Brasil, chamando a atenção para a disciplina de Orientação Profissional que nos cursos de graduação em Psicologia e Pedagogia nem sempre é obrigatório, quer como aulas quer como estágio supervisionado. Mesmo assim estes cursos permitem aos alunos o exercício futuro do trabalho com Orientação Profissional.
Em 1999, por ocasião do XVII IAEVG Congress, em Warwick – Inglaterra, foi apresentado o trabalho The Formation os Profesional Guidance Specialists in Brasil: General considerations, reflections and reports of one experience, pela psicóloga e professora Marilu Diez Lisboa, diretora do INSTITUTO DO SER e coordenadora do curso por ele oferecido. O mesmo também foi apresentado em eventos de Orientação Profissional no Brasil e países da América Latina, e consta como capítulo do livro “Orientação Profissional em Ação”, coordenado por Marilu Diez Lisboa e Dulce Helena Penna Soares.
O INSTITUTO DO SER – Orientação Profissional e de Carreira desenvolve, desde 1993, trabalhos no âmbito da Orientação Profissional e de Carreira, Orientação para a Aposentadoria e Psicologia Clínica para jovens e adultos, consultoria a instituições de ensino e a instituições públicas e privadas no âmbito do desenvolvimento humano nas Organizações de Trabalho.
Visa integrar os projetos do indivíduo com as demandas sociais de nosso tempo, e busca preservar a autonomia do ser criativo e participativo como agente de auto-construção bem como da construção social.
Os PRINCÍPIOS que orientam nossas atividades são QUALIDADE, ÉTICA, COMPROMISSO, EXCELÊNCIA e ESCUTA ESPECIALIZADA.
Oferecer serviços de excelência em Orientação Profissional, de Carreira e para a Aposentadoria, incluindo a formação e qualificação de profissionais e da intervenção junto a pessoas, instituições de ensino e organizações.
Ser referência internacional de excelência em Orientação Profissional, de Carreira e Aposentadoria.
-Ética e respeito às pessoas.
-Trabalho como compromisso social.
-Responsabilidade profissional.
-Competência técnica e interpessoal.
-Comprometimento da equipe.
Orientação Profissional, de Carreira e para a Aposentadoria junto a pessoas, instituições de ensino e organizações.
-Competência e experiência em OPC, legitimadas por mais de trinta anos de estudos, práticas, docência e publicações.
-Comprometimento e multiplicidade de conhecimentos da equipe do Instituto do Ser.
– A centralidade do trabalho na vida das pessoas e no desenvolvimento das organizações e da sociedade.
– A relação saudável entre as pessoas e o trabalho como promotora de qualidade de vida e desempenho organizacional.
– Orientação Vocacional/Profissional
– Orientação de Carreira
– Atendimento Clínico
– Consultoria Educacional
– Consultoria Organizacional
Histórico:
Já capacitou para o exercício da Orientação Profissional e de Carreira, de 1996 a 2019, no modo presencial:
18 turmas na região Sul
13 turmas na região Sudeste
1 turma no Distrito Federal
14 turmas na região Nordeste
Total de 46 turmas.
E no modo online, de 2020 a 2024:
Total de 19 turmas.
A somatória de alunos formados se aproxima do número de 1.000, até o presente.
– Formar orientadores profissionais os capacitando com profundidade no conhecimento de teorias, métodos, abordagens e técnicas específicas da área, para trabalharem com os diversos públicos que necessitam deste serviço.
– Propiciar a reflexão e a discussão quanto ao papel do orientador profissional brasileiro frente ao atual cenário do mundo do trabalho.
– Promover a construção de uma postura ética, comprometida e crítica/analítica com o fazer OPC
Público: Jovens – Orientação para a primeira escolha profissional
Adultos – Orientação para o desenvolvimento da carreira e transição de carreira
e Orientação para a aposentadoria
Público: Jovens – Adultos – Terceira idade
Focado em:
– Educação para o trabalho
– Re-orientação profissional
– Orientação, Transição e Planejamento de carreira
– Preparação para a aposentadoria
Público: Ensino Fundamental – Ensino Médio
Focado em:
– Orientação para a entrada no Ensino Médio
– Orientação para a escolha da profissão passando pela universidade
– Orientação para processos seletivos (vestibular, enem)
– Orientação para pais sobre o momento de escolha profissional dos filhos
– Orientação para professores
– Educação para o trabalho – Escolas Públicas
Público: Educação Básica: Ensinos fundamental e médio
Focado em:
– Orientação para a primeira escolha profissional
Educação Superior:
– Reorientação universitária
– Orientação para a opção de área
– Educação profissional: aplicada ao exercício da futura profissão